Proposta pedagógica

A construção do Projeto Político Pedagógico do Núcleo Educacional Pitágoras se baseia na trajetória da sua história e cultura, anseios e necessidades, vivencias e experiências de cada criança.

Promovemos um percurso formativo de sucesso para nossos alunos, como
também cumprimos o compromisso com a sociedade, promovendo ações conjuntas objetivando melhoras na qualidade de ensino.

Seguindo e priorizando os 6 direitos de aprendizagem de acordo com o BNCC:

Conviver

“Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas”.

Brincar

“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”.

Participar

“Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando”.

Explorar

“Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia”.

Expressar

“Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões”.

Conhecer-se

“Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário”.

A aprendizagem da criança se dá nas situações cotidianas, sempre de forma integrada, em contextos lúdicos, próximos às práticas sociais que lhes são
significativas”.

Além de sermos uma gestão pautada por “princípios da democracia, presentes no cuidar e educar, no acolhimento e nas relações cotidianas, em que todos,
independentemente de qualquer condição, da idade que tenham, sejam respeitados em seu direito à participação, à voz, à escolha e à tomada de decisões.

A proposta pedagógica do Núcleo Educacional Pitágoras segue os princípios:

Conforme as DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL – MEC – 2010: Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades; Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito da ordem democrática; Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

Que definem a qualidade social da Educação Infantil: observação das características e singularidades de cada criança; relação indissociável entre proposta pedagógica e espaço físico; e atuação intencional dos educadores na constituição dos ambientes.

Em consonância com o proposto pelas Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas da Educação Infantil: o desenvolvimento da criança é um processo conjunto e recíproco; educar e cuidar são dimensões indissociáveis de toda ação educacional; todos são iguais, apesar de diferentes: a inclusão de crianças com necessidade educacionais especiais; o educador é mediador da criança em sua aprendizagem; parceria com as famílias das crianças é fundamental.

× Como posso te ajudar?